" A informação se transmite, o conhecimento é adquirido através de informações."concatenado por Brenda

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Empréstimo linguístico. (Seminário, 22/09/2011)

Olá, leitores queridos e fofos.




(Um Sábado Qualquer - Carlos Ruas)



Seguinte: Eu não vou falar sobre o nosso seminário. Isso porque, a tia Brenda =* tá fazendo a parte dela criando os "Serviços de Utilidade Pública" e eu não quero atrapalhar.

Porém, como hoje eu só penso em duas coisas; 


Primeira: O satélite que vai cair e que até agora os cientistas não sabem aonde vai cair. Sabem apenas que NÃO É sobre a América do Norte. Sobre a América do Sul os fdp eles não sabem de nada: "Embora ainda não possa precisar o lugar do impacto, a Nasa descartou que o satélite artificial vá cair sobre a América do Norte." (Fonte: G1), e cuja faixa de provável queda inclui, entre outros, o Brasil inteirinho. Isso explica a tirinha ali em cima. Entenderam, né?


Segunda: Acordei com rinite, sinusite e tudo que mais tiver -ite. (que é um sufixo, que forma nomes técnicos, bastante usado na ciência) --

Decidi que vou colaborar com algumas citações que garimpei da minha apresentação e que acabam sendo bastante úteis para caso um estudante preguiçoso e sem vontade de ler o livro e escolher a melhor citação ocupado demais com a velocidade do dia-a-dia moderno, precise escrever sobre estrangeirismos e empréstimos linguísticos. O resto, ah, o resto Brendinha escreve. E eu já tô ansiosa pra ler.

Lá vai:



"Em matéria de língua, não há propriedade privada: tudo é socializado" (Roman Jakobson)


Bloomfield definiu a interação entre várias línguas como "a adoção de traços linguísticos diversos daqueles pertencentes ao sistema tradicional"


Saussure, aponta a tendência à adoção desses empréstimos como resultado da força do intercurso. Força do intercurso? Sim. Segundo o nosso querido Saussure, a língua convive com duas forças opostas: O espírito de Campanário e a Força do Intercurso.


O espírito de campanário faz com que uma comunidade linguística seja fiel às suas tradições e evite inovações e a força do intercurso obriga os homens a reagirem, favorecendo a disseminação de ideias.


“O empréstimo é a intromissão de um elemento de um sistema estranho no sistema considerado” (Camara Jr. 1965, p. 76)


     ______________________________________________



Nota: Sempre que estou vendo algo sobre o Satélite e algum jornalista informa que "...direto do Cabo Canaveral...", automaticamente me lembro de Pica-pau.






Sim, sim, é só pra registrar meu pensamento. Tá. Sim. Eu sei, o post tá nonsense hoje. Mas quem pode ficar completamente normal sabendo que alguma coisa lá fora vai atingir a nossa Terrinha coisamaisfofadomundo?

Não dá!

Eu tento pensar em coisas legais como chocolate e sorvete de flocos, mas eu tô com rinite. E tem um satélite caindo. Oh.




Sem mais para o momento, vou me recolher para curtir os meus dodóis.

(E ficar de olho no céu. #tenso)


Tá, calei.

=*



(se der tudo certo, se nosso mundo não explodir, me escrevam só pra dizer: haha, tô viva!


mel_uepb@hotmail.com)






Um comentário:

  1. Tia Mel, eu estava justamente pensando em pedir para vc fazer o Serviço de utilidade pública - parte 3. Claro, se o satélite não atingir o Brasil e se nós não morrermos(quem iria cuidar do 'Defenestradores'? =O )
    XD

    ResponderExcluir