" A informação se transmite, o conhecimento é adquirido através de informações."concatenado por Brenda

sábado, 3 de setembro de 2011

O Mito da Caverna

   
          E o post de hoje é sobre o Mito da caverna (assunto trabalhado na última aula de filosofia). Se você ainda não conhece e está se perguntando o que é isso... calma, eu explico! Segundo a Dona Wikipédia, O mito da caverna, também conhecido como alegoria da caverna, prisioneiros da caverna ou parábola da caverna, foi escrito pelo filósofo grego Platão e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.
         Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Nessa caverna há uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. Nela vivem seres humanos, que estão aí desde a infância, de pernas e pescoços acorrentados, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginam que as sombras vistas são as próprias coisas, a realidade. Agora imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e saia da caverna. Num primeiro momento, ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade é a luz do sol, e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade, enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda sua vida, não viu nada além de sombras de imagens e que somente agora está contemplando a própria realidade. Libertado e conhecedor do mundo, o prisioneiro voltaria à caverna, ficaria desnorteado pela escuridão, contaria aos outros o que viu e tentaria libertá-los. O que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e tentariam silenciá-lo. Se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e convidasse os outros a sair da caverna, certamente acabariam por tomá-lo como louco e o matariam.

       Não sei quanto a vocês, mas em mim essa história gerou um turbilhão de reflexões e pensamentos loucos. Tudo isso me fez pensar que a maioria da humanidade prefere viver na ignorância a ir em busca do conhecimento. Algumas pessoas preferem ficar escondidas em seu mundinho ao invés de enfrentar a realidade. Presas numa ‘bolha’, se recusam a ver o que está diante de seus olhos. Por que esse medo de sair para enxergar a luz? Por que esse medo de tentar? Quantas coisas a gente já perdeu por medo, medo de ser feliz? Quantas coisas ainda vamos perder? Por quanto tempo seremos guiados pelo Medo, essa palavra que tanto apareceu; e um sentimento que, por muitas vezes, deixamos que nos domine? Como diz uma música dos Engenheiros do Hawaii: Reza a lenda que a gente nasceu pra ser feliz! Quanto tempo levaremos pra perceber isso? Sinceramente? Eu não sei. Espero que não demore muito! Faz algum sentido pra vocês? Não? Por que pra mim faz muito sentido!      =*  
Brenda*

Nenhum comentário:

Postar um comentário