" A informação se transmite, o conhecimento é adquirido através de informações."concatenado por Brenda

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Curiosidades sobre o nosso amigo Português



Ninguém diz eu coloro esse desenho. Dói no ouvido. Portanto, o verbo colorir é defectivo (defeituoso) e não aceita a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo. A mesma coisa é o verbo abolir. Ninguém é doido de dizer eu abulo. Pra dar um jeitinho, diga:

Eu vou colorir esse desenho.
Eu vou abolir esse preconceito.
Outro verbo danado é computar. Não podemos conjugar as três primeiras pessoas: eu computo, tu computas, ele computa. A gente vai entender outra coisa, não é mesmo? Então, para evitar esses palavrões, decidiu-se pela proibição da conjugação nessas pessoas. Mas se conjugam as outras três do plural:
computamos
computais
computam.



Coser significa costurar. Cozer significa cozinhar. Imagina você dizendo:
Vou coser umas batatas para o jantar




O correto é dizer deputado por São Paulo, senador por Pernambuco, e não deputado de São Paulo e senador de Pernambuco.



Descriminar é absolver de crime, inocentar. Discriminar é distinguir, separar. Então dizemos: Alguns políticos querem descriminar o aborto. Não devemos discriminar os pobres.


A confusão é grande, mas se admitem as três grafias: enfarte, enfarto e infarto.

Lembra-se dos verbos defectivos? Lá vai mais um: falir. No presente do indicativo só apresenta a primeira e a segunda pessoa do plural: nós falimos, vós falis. Já pensou em conjugá-lo assim: eu falo, tu fales...Horrível, né?



Todo mundo gosta de dizer magérrima, magríssima, mas o superlativo de magro é macérrimo.




Espero ter matado algumas dúvidas e que a curiosidade seja sempre boa...

@Yonarah

(Retirado da net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário